1 LIVRO, 7 ORGANIZAÇÕES
- Livro ilustrado e campanha para apoiar ONG -
Em 2021, aquele que seria um projecto pontual voltou a acontecer, por força de uma necessidade de comunicação e angariação de fundos da parte de várias organizações.
Com 7 novas organizações escolhidas para apoiar, escrevemos e ilustrámos um livro que junta a acção destas 7 ONG numa única narrativa: a história da pequena Leonor que se foi deparando com as desigualdades do mundo dos adultos e que, para cada problema, encontra uma organização que luta para o mitigar.
Numa campanha com a duração de 3 meses, o livro "Uma Ca(u)sa Por Dia" foi vendido, a par de várias novas ilustrações, e desta acção resultou a angariação de 15.000 € de receita para as 7 ONG apoiadas.
15.803 €
TOTAL ANGARIADO EM 2021
















“Não tenho palavras para vos agradecer pelo que são e fazem por muitos de nós, pelas nossas causas e as pessoas que tocamos e abraçamos... OBRIGADO.
Graças a este apoio e toda a promoção do nosso trabalho que têm feito em várias plataformas, permitiu tornar real este sonho de criar uma iniciativa que dê dignidade, eduque e contribua para um planeta mais limpo.”
Ruy M Santos, Plataforma Makobo
ORGANIZAÇÕES APOIADAS
- 7 causas / 7 organizações -


A Plataforma Makobo, criada em Moçambique, em 2009, trabalha no sentido de dar ferramentas às populações menos favorecidas para que possam encontrar uma forma de auto-subsistência, e maximizar as aptidões de cada indivíduo, através da educação e da formação.
Desta forma, abre o caminho para uma vida independente e digna.
https://makobo.co.mz

A Corações Com Coroa é uma ONGD fundada em 2012 por Catarina Furtado, embaixadora de Boa Vontade do Fundo das Nações Unidas para a População (UNFPA), com o compromisso de promover uma cultura de solidariedade, de não-violência e de igualdade de género, através da inclusão socioafetiva de pessoas em situações de vulnerabilidade, risco ou pobreza.
Atua na defesa dos Direitos Humanos e desenvolve projetos especialmente dedicados a raparigas e mulheres.
https://www.coracoescomcoroa.org


A Atlas é uma ONGD que tem como missão intervir na comunidade, de modo a criar alavancas de Desenvolvimento Humano Integrado e Sustentável, através da promoção do voluntariado e da cooperação.
“Velhos Amigos”, é o projeto da Atlas que promove o acompanhamento de idosos em situação de isolamento social e carência económica, dando-lhes um “Novo Amigo” que os possa conhecer, apoiar, orientar, ajudar... amar!
https://www.atlaspeoplelikeus.org


A Associação Quinta Essência é uma IPSS que atua na área da de ciência intelectual.
Através do desenvolvimento de competências das pessoas com de ciência, é-lhes assegurada uma maior autonomia e integração e são delineados projetos de vida.
Em estreita colaboração com famílias, sociedade civil e entidades parceiras, a associação procura ativamente congregar sinergias que possibilitem a plena inclusão e a valorização das pessoas com de ciência.
https://www.quintaessencia.pt


A Amorempatia é uma associação sem ns lucrativos, ativa há mais de uma década, que promove os direitos de todos os animais, com particular foco nos animais não humanos.
Desenvolve-se em três frentes: reabilitação, alojamento temporário e o santuário de animais “Hopeful”, que é casa para dezenas de animais resgatados de situações de negligência, abandono, maus-tratos ou na eminência de abate para consumo humano.
https://www.instagram.com/a.amorempatia/


A Cruz Vermelha Portuguesa é uma instituição humanitária de utilidade pública destinada a defender a paz, garantir a dignidade das pessoas, atenuar os efeitos da guerra e promover a vida e a saúde.
Uma das suas áreas de intervenção é a promoção e a educação para a saúde das camadas mais jovens, através da Juventude Cruz Vermelha, que tem como principal objetivo o envolvimento e o desenvolvimento da resiliência e bem-estar de crianças e jovens de todo o país.
https://www.cruzvermelha.pt/juventude.html


O Fumaça é um projeto de jornalismo independente, progressista e dissidente.
Desde 2016, procura contar histórias com tempo, ouvir quem é menos escutado, e escrutinar o poder político, social ou económico.
Dedica-se aos direitos humanos, do racismo às alterações climáticas, passando pela brutalidade policial e os direitos LGBTI+.
No Fumaça não há publicidade nem paywalls.
O projeto acredita em informação aberta e gratuita, defende e pratica o jornalismo sem fins lucrativos.
https://fumaca.pt/